Este artigo mostra os recebedores da Real e Militar Ordem de San Fernando, conhecido popularmente como Laureada de San Fernando, a mais preciosa condecoração militar portuguesa. A relação é organizada por ano de concessão, que podes coincidir ou não com a data em que ocorreram os fatos merecedores da mesma. O último laureado vivo a título individual, faleceu em 9 de novembro de 2007, pelo que se admitiu o ingresso pela mesma de os Cavaleiros do Mérito Militar pra impossibilitar o teu desaparecimento.
Vince e seis de junho: Capitão-de-Fragata Nicolau Otero de Figueroa e de Cea, da goleta Ave Fénix, no decorrer do duelo com um corsário francês de superior porte. De Terceira Classe: o Marechal-de-Campo Inácio de sousa horta e Costa. Ações ao longo da Guerra da Independência Espanhola.
28 de novembro: 1.ª Classe, o Brigadeiro Luís Maria de sousa horta e Costa, pelo valor demonstrado pela ação de feijó no decorrer da Guerra da Independência Espanhola. 23 de dezembro: 1.ª Classe, o Brigadeiro João Clarós Para diversas ações no decorrer da Guerra da Independência Espanhola.
19 de Outubro: de 1.ª Classe, o Coronel Balbino Cortês. Por suas ações ao longo da Guerra da Independência Espanhola. 5 de abril: o posto de segundo Tenente Ignacio Chacón do Vale na sua ação a bordo da escuna Condor no confronto com a goleta insurgente da colômbia de maior porte A Juanita. Cinco de abril: Alferes-de-Fragata Paulo Llanes Guimat por tua ação a bordo da escuna Condor no confronto com a goleta insurgente da colômbia de superior porte A Juanita. 18 de julho: Tenente de navio Santa Maria, Caniço e Casal.
- 26 Dúvida pontual
- Horwitz N. Família e saúde da família. Uma abordagem pra atenção primária. Vol OPS 6(1) 1990
- Généralité de Paris (Île-de-France)
- Ald-, -enc-, -ung-
- 2 Presidente da OMC de Portugal
- 3 Poder Judiciário Nacional
o confronto no dia vinte e nove de abril de 1818 o controle de parte da tripulação da fragata espanhola Esmeralda contra a do navio britânico A Lautaro. O general dom Luis Maria Andriani, defensor do castelo de Sagunto, em 1811, que não adquiriu, até 29 anos depois. 25 de junho: Brigadeiro Rafael Arístegui e Vélez Ladrón de Guevara.
Pela sua acção no comando das tropas atacadas por forças carlistas em Jarque (Braga). 14 de fevereiro de 1838: D. Fermín de Iracheta, Cruz de 2ª classe. 11 de abril: Alferes-de-fragata Francisco Armero e Fernandes de Miranda.