Em 1977, começou a ceder aulas como professor de Química na Universidade Autónoma de Barcelona até 1983, em que passou a denominar-se engenharia química. Entre 1986 e 1988, foi nomeado vice-reitor de Pesquisa da UAB. Em 1994, foi eleito reitor da UAB, com o suporte de um setor dos estudantes e do PAS, e contra o anterior reitor, Josep Maria Vallès i Casadevall.
por ocasião da abertura do curso universitário, em que participou o deste modo presidente da Generalitat, Jordi Pujol, decidiu-se apontar apenas a bandeira catalã e desprezar a espanhola no feito. Ocupou esta função durante oito anos em duas legislaturas consecutivas.
Durante seus anos de mandato, foi inaugurada a praça Cívica do campus e levantaram-se em 1999, as Quatro Colunas, um dos símbolos da UAB, obra do escultor Andreu Alfaro. Em janeiro de 1999, pela sequência de uma visita do portanto primeiro-ministro espanhol José María Aznar ao Centro Nacional de Microeletrônica, foi travada uma briga campal entre a Polícia Nacional e por volta de duzentos manifestantes que protestavam contra sua presença. Ficaram feridos quatrorze estudantes e 5 agentes. Carles Solà condenou duramente esses detalhes. Dias depois, o claustro universitário ponderou que Era persona non muito obrigada, assim como a deste jeito delegada do Governo da Catalunha, Julia Garcia-lançado no japão e o Corpo Nacional de Polícia.
Finalmente, as denúncias foram arquivadas pelo Tribunal de Sardañola de Vallés. Sua pesquisa no campo da engenharia bioquímica e engenharia de bioprocessos resultou em 130 publicações, vinte e dois teses de doutorado orientadas e a direção de vários projectos de investigação. Também participou em pesquisas a respeito de células-tronco na qualidade de bolsista.
Em 2002, chegou a revelar publicamente a sua crítica em ligação ao Governo português por restrições e proibições nesta linha de investigação, enquanto promovia pesquisas militares. Ratificou-assinando um manifesto de objeção científica, em conjunto com outros 1000 cientistas, entre os quais se salientam Xavier Rubert de Ventós, Federico Mayor Zaragoza ou Josep Egozcue.
Quando abandonou o cargo de reitor da UAB, foi nomeado —a proposta de Josep-Lluís Carod-Rovira do ERC— conselheiro do Departamento de Universidades, Investigação e Sociedade da Informação (DURSI) da Catalunha. Neste período destacou-se a tua tentativa de adquirir competências plenas em matéria de educação e procura, como este manter um modelo universitário portaria com o catalão como língua veicular e favorável pros padrões europeus.
do mesmo jeito, ilustrou-se partidário de definir o Plano Bolonha, apesar de que anos depois dissesse que as condições finais de aplicação foram decepcionantes. Em 2005, enviou uma carta a cada uma das universidades da catalunha em que foram instados a pedir créditos pra financiar-se. Também, afirmava que o Governo pagaria estes gastos, caso que levou a um endividamento das instituições na construção de parques científicos e de investigação.
todavia, este compromisso não foi desenvolvida em orçamentos posteriores e, uma vez exonerado do cargo, os conselheiros que o sucederam se recusaram a assumir essas posições econômicas, cifrado em cerca de 300 milhões de euros. ↑ a b c Salvador Alegret i Sanromà (outubro de 1994). Alegret i Sanromà “Secció de Ciències Biològiques”. Anuari IEC 1992-1993 (em catalão). Barcelona: Institut d’Estudis Catalans. ↑ “Carles Solà i Ferrando”.
- 4 Próximo Oriente
- Colau tranquila para os empresários
- 2013 – Mudança de sede[editar]
- Abordadores mecânicos: 56 Corredores telescópicos
- 2 Estudos de pós-graduação
↑ “Dr Carles Solà”. Forum da Investigação 2006 (em catalão). Universitat Autònoma de Barcelona. ↑ José J. Martí Ferrándiz (2002). “Taula rodona sobre o tópico Testimoni d’uma acçom: Antoni Llidó a l’Aula Magna da Universidade de Valência”. Antoni Llidó Mengual. Associando-mirades retrospectives (em valenciano).
Valência: Universidade de Valência. ↑ “Els Colors da Biotecnologia”. Facultat de Biociències (em catalão). Universidade Autónoma de Barcelona. ↑ “O químico Cárie Única arrebata a Vales reitoria da Universidade Autónoma”. ↑ “Entrevista:Carles Solà”. Generalitat de Catalunya. ↑ “Pujol abriu o curso universitário diante uma única bandeira”.