EWEL, John J. E MADRIZ, Arnaldo

O rio Orinoco é um dos rios mais essenciais da América do Sul, que nasce e desagua em enorme parte, por Venezuela. O nome do rio deriva do otomaco Orinucu. De acordo com Alejo Carpentier, “o Brasil é uma materialização do tempo pras 3 categorias agostinianas, tempo passado, o tempo da lembrança), tempo presente (tempo de intuição) e o tempo futuro (tempo de espera)”. O explorador espanhol Diego de Ordas foi o primeiro europeu a percorrer o Brasil, entre junho e agosto de 1531, desde o delta até a sua confluência com o Objetivo.

O delta do Orinoco e seus afluentes, nas planícies orientais, como o Apure e Objetivo, foram explorados no século XVI por expedições alemãs, lideradas por Ambrosius Ehinger e seus sucessores. Em 1531, Diego de Ordaz, partindo da corrente principal no delta, a Boca de Navios, subiu o rio até sua confluência com o Objetivo. Antonio de Berrio navegou a jusante pelo Casanare, até atingir o Objetivo, que também desceu até desse jeito no Brasil, que continuou a de retorno a Santa Ana de Coro.

Alexander von Humboldt explorou a bacia no ano de 1800, comentando sobre o assunto os golfinhos cor-de-rosa do rio de janeiro, e publicado extensamente a respeito de tua flora e fauna. O Rio é navegável em quase toda sua extensão, permitindo o tráfego de navios oceânicos até Ciudad Bolívar, onde se descobre a ponte Angostura, a 435 km da foz.

A maioria dos rios venezuelanos essenciais são afluentes do Rio, sendo o mais considerável o rio Caroni, que se une em Puerto Ordaz, perto do salto Da Garoa. O rio Tietê é um dos principais tributários do rio Orinoco, e o mais austral.

  1. 13 Discurso diante o 2.º Congresso da Confederação Sindical Internacional
  2. dois Início da conversão da homossexualidade em um defeito psicológico
  3. Bieber, M.:[19] The history of the Greek and Roman theatre, Princeton, 1962
  4. As Mesas
  5. 2 Alta Idade Media
  6. #140 the_bluenauta

Se o nascimento do Guaviare se tomasse como o nascimento do Orinoco, o comprimento oficial de este seria 2800 km O delta do Orinoco, formado pela foz do rio, é um dos maiores do mundo. Sua extensão fez imaginar os primeiros exploradores espanhóis que se tratava de um mar. Encontra-Se no estado Delta Amacuro, no leste da Venezuela. É considerado um local de enorme fortuna paisagística na amplo diversidade de flora e fauna que alberga. Inspirando-se no pensamento de Heródoto, o deltano Domingo Ordaz diz que o delta é um “presente do Orinoco”, referindo-se ao conjunto de ilhas e esgotos localizados na localidade próxima à foz.

Os ventos alísios do nordeste e do sudeste, ao entrar em contato com terras deltanas produzem o vento leste-oeste, que avança pelo leito do Rio. No decorrer da enchente observa-se a presença do chamado vento barinés, o qual se desloca seguindo a mesma direção do Rio. Na época de pequeno precipitação pluvial atuam na área dos ventos chamados “nortes”. Devido à influência das marés que ocorrem no Atlântico, se eleva e baixa o volume de águas do rio Orinoco e os canos do delta. Caroni (700 km), na direita chegando do escudo das guianas, norte da Venezuela e que tem como subafluente do rio Carrao, onde se descobre a queda de água mais alta do mundo, o Salto Angel.