O trajeto da Seda foi uma rede de rotas comerciais organizadas a partir do negócio da seda chinesa desde o século I a. C., que se estendia em todo o continente asiático, ligando a China com a Mongólia, o subcontinente indiano, Pérsia, Arábia, Síria, Turquia, Europa e África.
Em junho de 2014, a Unesco escolheu um trecho da Rota da Seda como Património da Humanidade com a denominação Rotas da Seda: rede viária da rota do corredor Chang’an-Tian-shan. O especialista em pré-história André Leroi-Gourhan considera esta rota como um espaço de trocas ligeiro desde o Paleolítico. Herdeira da Rota de jade, cujos vestígios remontam há mais de 7000 anos. Não obstante, a rota não é mencionado nas crônicas chinesas até o século II a. Wu (gob. 141-oitenta e sete a. São os povos civilizados distantes, que se dizia que habitavam nas regiões ocidentais, além das tribos bárbaras. Os gregos e depois os romanos, começaram a discutir do “país dos Seres” desde o século IV a.
C para designar a China. Até o início da era cristã, os romanos se tornam grandes amantes da seda, após ter adquirido os partos, que estavam desta forma organizando este comércio. Os sogdianos, originários do atual Uzbequistão, asseguraram entre os séculos VI e VIII, a maior parte do comércio entre a China e o Ocidente. Linguistas, forneceram diversos espiões, tradutores ou agentes diplomáticos a qualquer pessoa que quisesse utilizá-los.
- Três Música eletrônica no Japão
- Concurso Geral Agrícola Francês
- 1060 quanto equivale a um joule em quilowatts
- Elche: Escribá, otimista, apesar da Copa
- 3 Quais são os elementos mais comuns de uma partitura
- Astúrias (Espanha)
Professores da Transoxiana (região situada entre os rios Oxus e Syr Darya), perceberam muitos impostos que enriqueceram as prestigiadas cidades de Samarcanda e Bukhara. Também contribuíram para a difusão de religiões como o organismo ou o maniqueísmo. Desde o segundo milênio. C. a nefrita (um dos dois tipos de jade) estava sendo negociada desde as minas da região de Yarkanda e Khotan até a China.
Estas minas não estavam muito longe das minas de lápis-lazúli e espinélio (Balas Ruby) de Badakhshan e, se bem que separadas por formidáveis montanhas do Pamir, supostamente, havia rotas de lado a lado delas em exercício desde tempos muito remotos. As múmias do Tarim encontradas pela bacia do rio Tarim —localizadas a em torno de duzentos km ao leste de Yingpan, pela Rota da Seda—, que datam de 1600 a.
C., na época do velho reino de Loulan, sugerem a subsistência de contactos muito antigos entre o Oriente e o Ocidente. Após os contatos da China metropolitana com os nômades dos territórios fronteiriços ocidentais no século VIII a.